quarta-feira, 19 de setembro de 2007
[P1]Projeto Viaja Mais – Melhor Idade
"Paraíba será inserida no Projeto Viaja Mais – Melhor Idade 21-08-2007
A ministra do Turismo, Marta Suplicy, firmou compromisso com o gerente executivo do Turismo do Estado, Júnior Dantas, e com o secretário de Turismo de João Pessoa, Elzário Pereira, de incluir a Paraíba no Projeto Viaja Mais - Melhor Idade. O anúncio foi feiro durante coletiva concedida em São Paulo, no Novo Hotel Jaraguar, noite de segunda-feira (20).
A coletiva teve a finalidade de fazer o lançamento prévio do Programa para imprensa e, na ocasião, de todos os Estados brasileiros que fazem parte do Viaja Mais só estavam presentes os representantes da Paraíba.
O Programa Viaja Mais é uma iniciativa para estimular e promover viagens a determinados grupos de consumidores com renda insuficiente para usufruir da experiência turística, ou a aqueles que, por motivos diversos, têm suas possibilidades de lazer limitadas. O Viaja Mais - Melhor Idade é parte operacional do programa Viaja Mais, uma ação que tem o objetivo de promover a inclusão social por meio do turismo".....
(Veja na integra)
http://www.turismoemfoco.com.br/v3/?p=principal&cat=9&pag=4
[P2]Crise aérea!!!!
NOTICIA:
Ministro diz que governo abrirá capital da Infraero
Jeferson RibeiroDireto de Brasília
Um ministro integrante do primeiro escalão do governo disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tomou a decisão de abrir o capital da Infraero - empresa que administra os aeroportos no País. A estatal, na avaliação do ministro, que está presente nas discussões sobre as medidas para solução da crise aérea, precisa ter mais capacidade de investimentos. Segundo ele, Lula determinou que o ministro da Fazenda, Guido Mantega, inicie os estudos para efetuar a operação.
» Confira a cronologia da crise » Opine sobre o assunto» vc repórter: seu vôo atrasou? relate
A mudança de governança na empresa deve ser feita apenas no ano que vem, já que os estudos encomendados ao Ministério da Fazenda devem ficar prontos daqui a seis meses. "Mas a decisão política já está tomada", salienta o ministro ouvido pela reportagem.
"O governo vai conseguir melhorar os aeroportos, pegar dinheiro no mercado e o investidor não vai pagar impostos", explica o ministro.
A ministra chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, e o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, se reúnem na noite desta terça-feira com o presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira, para discutir a abertura de capital da estatal. Pereira não vê objeções na mudança, porém acha "que não é o momento mais oportuno para fazer a abertura". Na avaliação do brigadeiro, o País precisa primeiro enfrentar a crise aérea e criar um ambiente regulatório mais claro, para depois atrair os investidores.
Esse ministro revela ainda que, além do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, o ministro da Justiça, Tarso Genro, também deve ser integrado ao Conselho de Aviação Civil. "A Polícia Federal está presente nos aeroportos e é natural que ele participe do Conac também", explica.
O mesmo ministro revela ainda que o conselho terá uma estrutura mais robusta do que a atual e ganhará uma secretaria-executiva atuante. Segundo ele, o governo ainda não tem nomes para o posto, mas o atual assessor especial do ministro da Defesa, brigadeiro Jorge Godinho, já foi citado em conversas de governo.
Passaporte em um clique...

Passaporte em um clique
Agendamento on-line diminui a espera pelo documento. Isso quando o sistema não cai...
Até o começo de agosto, o paulistano que precisava tirar ou renovar seu passaporte sofria com longuíssimas filas na Superintendência da Polícia Federal, no bairro da Lapa. Futuros viajantes costumavam chegar de madrugada a fim de guardar lugar e esperavam pelo menos cinco horas para ser atendidos. Isso porque o novo modelo, em vigor desde abril, exige mais tempo na hora de fazer o cadastramento – um programa de computador armazena as dez digitais de cada pessoa e um retrato é tirado na hora. Para agilizar esse processo, a PF iniciou, no dia 10 do mês passado, o agendamento pela internet. No site http://www.dpf.gov.br/, o interessado preenche um pedido com seus dados pessoais e imprime a guia da taxa a ser paga nas agências bancárias (156,07 reais). O passo seguinte é escolher um dos seis postos disponíveis (além da sede da PF, há os shoppings Alpha, ABC, Eldorado, Ibirapuera e Internacional de Guarulhos), o dia e o horário para solicitação do documento. Quem não tem acesso à internet pode utilizar gratuitamente um dos quatro terminais da Superintendência da PF.
Fernando Moraes
A vendedora Flávia Roncatto: "Fiquei quase cinco horas esperando de pé"
Os atendimentos são feitos a cada quinze minutos, das 8 às 18 horas, de segunda a sexta. Juntos, os seis postos recebem cerca de 1 100 pessoas por dia. Para qualquer um deles é necessário agendar com antecedência. No Shopping Ibirapuera, por exemplo, os horários estão tomados até o começo de novembro. Na maior parte do tempo, o procedimento costuma funcionar rapidamente, em uma média de onze minutos por pessoa. Isso se o sistema que acumula os dados da população não cair. O que vem acontecendo com certa freqüência. Na última terça-feira, os computadores pifaram bem na vez da vendedora Flávia Roncatto, que pretende viajar para Roma ainda neste mês. Ela tinha horário marcado para as 10h45. Às 15 horas, a situação não havia se normalizado. Funcionários da PF mandaram todos para casa. "Fiquei quase cinco horas esperando de pé, sem comer, e ainda cheguei atrasada ao trabalho", afirma. "Estou chateada com a falta de eficiência." De acordo com a PF, os computadores se comunicam com a sede da polícia em Brasília. Qualquer problema lá derruba o sistema por aqui. O delegado Marco Antônio Veronezzi conta que, nesses casos, quem não conseguiu emitir o passaporte pode retornar em outro dia, sem marcar horário. "É a única solução ao nosso alcance", diz.